Perícia Grafotécnica

A perícia grafotécnica tem como objetivo verificar a veracidade ou falsidade material de texto ou assinatura, comparando os escritos questionados e os escritos que se tem a certeza de serem válidos/verdadeiros, que são chamados de escritos padrões.
[Perícia Grafotécnica]

Perícia Grafotécnica

Você com certeza já ouviu falar sobre a perícia grafotécnica, mas você sabe o que é ela de fato?

A perícia grafotécnica tem como objetivo verificar a veracidade ou falsidade material de texto ou assinatura, comparando os escritos questionados e os escritos que se tem a certeza de serem válidos/verdadeiros, que são chamados de escritos padrões. A perícia Grafotécnica está ligada à Documentoscopia.

A assinatura é realizada pelo gesto gráfico, logo cada indivíduo possui a sua. A perícia grafotécnica pode vir a cometer fraude, dentre elas, estão inclusas as: assinaturas fraudulentas, escritas falsificadas, cheques adulterados.

O profissional da perícia grafotécnica é chamado de Perito Grafotécnico. Ele é quem analisa e identifica a veracidade de assinaturas em contratos, cheques, escrituras e outros documentos. A partir disso, alguns compromissos são firmados, pois ele analisa documentos, como acompanha todos os trâmites de uma negociação.

O profissional capaz de realizar a perícia grafotécnica é o perito grafotécnico. É ele o profissional que possui conhecimento da Grafoscopia e que realiza os exames grafotécnicos na Peça Questionada (documento a ser periciado) e nos Padrões de Confronto (documentos utilizados como cortejo) que, a partir da confrontação dos resultados destes exames, apurar se as escritas são falsas ou autênticas.

O perito grafotécnico atua como autônomo, prestando serviço. Isto é, ele não recebe um salário, fazendo com que o seu serviço varie de valor dependendo da hora e pela demanda de serviços prestados.

Mesmo o trabalho da perícia grafotécnica sendo autônomo, em média o valor cobrado para uma perícia de assinatura simples para um serviço particular é de R$ 2.500,00. E uma perícia jurídica de uma assinatura simples o valor pode chegar até R$ 4.000,00.

Atualmente, com base na alta quantidade de fraudes que o Brasil tem tido, e por estar entre os países com mais casos no mundo, a demanda pelo perito grafotécnico é grande. No entanto, o número de profissionais disponíveis no mercado é pequeno, o que acarreta milhares de processos parados no judiciário, ocasionado pela falta de peritos grafotécnicos.

 

E você sabe o que é a grafoscopia?

A grafoscopia é a ciência que estuda os grafismos, isto é, a escrita como marca pessoal. Com a grafoscopia é possível fazer o reconhecimento de uma determinada grafia através da comparação detalhada da letra, analisando se determinada assinatura é autêntica ou falsificada. Assim, ela se torna essencial nas análises antifraudes.

A grafoscopia é um ramo da documentoscopia. E o que é a documentoscopia?

Segundo a idblog, a documentoscopia é a ciência ligada à criminalística que permite a identificação da autenticidade dos documentos para fins judiciais. Os procedimentos envolvem técnicas de análise e a utilização de equipamentos especializados.

Pela diversidade do material dos documentos existentes, os procedimentos realizados dividem-se em categorias responsáveis por testar suas características. Entre os processos, estão:

  • análise do papel-moeda e moedas metálicas;
  • grafotecnia, análise da escrita manual;
  • exame de tintas, entre escrita manual e mecânica;
  • mecanografia, análise voltada para escrita mecânica;
  • examinação da veracidade dos selos;
  • verificação do padrão de formatação, alinhamento, padrão de fontes utilizadas no documento, sobreposição de fotos etc.;
  • identificação no período das chancelas utilizadas no período. 

 

Como é realizado o exame grafotécnico?

Em primeiro, analisa-se os padrões, e depois vamos conhecer as características do periciando, e depois a analisa a assinatura questionada, e depois as características do questionado.

Em segundo, confronta os padrões com o questionado, e assim teremos várias semelhanças e diferenças.

Em terceiro, avaliação dos achados no confronto. Pegar as características e avaliar.

E por fim, a conclusão, onde você possui todo o raciocínio para apresentar a sua conclusão e relatar para o juiz o porquê da sua persuasão.

 

Se interessou pela área da Perícia Grafotécnica? 

A nossa plataforma disponibiliza o curso de Perícia Grafotécnica totalmente gratuito e completo com qualidade 100% online para você que seja entender mais sobre e talvez até atuar na área! A vantagem é que você pode estudar quando e onde quiser.

Faça a sua matrícula agora mesmo!

Participe! Comente nossa Publicação