Uma semana para o Natal! Ansiosos para o próximo ano?

Daqui uma semana é natal! Dá para imaginar que o ano já está acabando? Parece que foi ontem que o ano começou, todos ansiosos para as festividades mais uma vez, carnaval, festa junina... Mas infelizmente fomos pego de surpresa pela pandemia e todos os nossos planos tiveram que ser deixados de lado.
[Uma semana para o Natal! Ansiosos para o próximo ano?]

Uma semana para o Natal! Ansiosos para o próximo ano?

Daqui uma semana é natal! Dá para imaginar que o ano já está acabando? Parece que foi ontem que o ano começou, todos ansiosos para as festividades mais uma vez, carnaval, festa junina... Mas infelizmente fomos pego de surpresa pela pandemia e todos os nossos planos tiveram que ser deixados de lado.

É, esse ano foi bem diferente. Agora, um pouco “acostumados” com a nova rotina, estamos aprendendo a lidar com a situação, e na esperança de dias melhores. Todo problema nos molda, as vezes para melhor, as vezes para pior. Todo conflito passa, cedo ou tarde. Acredito que situações como esta é possível tirar algum aprendizado, depende de como você olha e lida ela. 

A uma semana do Natal te pergunto: O que você pôde aprender com esse ano? Você foi uma boa pessoa e merece um presente do Papai Noel? Sempre que chega essa época do ano, o espírito natalino nasce em mim, e paira sobre aquela criança pequena que ama presentes e transmitir energias natalinas. Hoje trarei uma reflexão do ano de 2020, e não deixando de lado o nosso foco, falarei um pouco do Natal em todo o mundo, e por fim, sobre o espírito natalino e como ele pode ajudar você a se relacionar melhor com as pessoas a sua volta. 

 

Reflexão do Ano de 2020 

É sempre bom quando o ano está se encerrando, parar e refletir sobre todas as nossas ações e decisões, o que elas nos causaram, e o que podemos mudar. É claro que a vida é como se fosse uma experiência, e sem as tentativas e erros, não podemos chegar ao resultado. Mas reconhecendo os nossos “erros”, poderemos evoluir.

O pessoal e o profissional fazem parte de nós. É importante que cuidemos deles com atenção.

Pense como você pode evoluir tentando diversos caminhos. Aonde você pode chegar. Tudo tem o seu processo e tempo. Entender sobre eles é essencial.

Avalie todos os seus estudos e trabalhos, e como eles podem melhorar para o próximo ano. Ideie aprimorar o seu conhecimento buscando realizar cursos. Aqui na Edune Cursos você encontra diversos cursos gratuitos (acesse o link: https://www.edunecursos.com.br/cursos) para enriquecer o seu curriculum e te ajudar na hora de conseguir uma vaga no mercado de trabalho.

E caso você tenha se empenhado bastante, e conseguido alcançar muito de seus objetivos, siga nesse caminho. Você está indo muito bem!

 

NATAL no mundo todo

Apesar do Natal ser uma comemoração tradicionalmente mundial, existem muitos países adeptos a determinadas religiões que não comemoram. Como por exemplo, a cultura judaica.  

Os judeus não comemoram o Natal e o Ano Novo nos exemplos Cristãos, apesar de reconhecerem que Jesus existiu, não existe uma relação de divindade com ele. A comemoração que se é feita no fim de ano é o Hanukkah (festas das luzes, em hebraico) durante o período de 8 dias e começa no 25º dia do mês judaico de Kislev. 

Ou como por exemplo na Etiópia, país africano, o Natal é comemorado no dia 6 de janeiro.

Já no Brasil, o Natal é como estamos acostumados. País predominantemente católico e seguido por evangélicos, comemoramos o nascimento do menino Jesus. No dia 24 de dezembro à noite serve-se a ceia de Natal, com o típico peru ou chester. Do dia 24 para o dia 25 as crianças ficam à espera do Papai Noel que trará o presente delas pedido nas cartas escritas pelos pequeninos. É comum montar árvores de Natal e Presépios de vários tamanhos e modelos, nas casas, igrejas e lugares comerciais e de lazer.

Como podemos ver, o Natal não é comemorado em todo o mundo da mesma forma. Cada um possui sua cultura e religião diferente.

 

Espírito Natalino

... e sobre o espírito natalino e como ele pode ajudar você a se relacionar melhor com as pessoas a sua volta.

Esse é o tempo de você se reconectar consigo mesmo, fazer as pazes com o seu passado e presentear alguém querido. O presente vem muitas vezes de abraços e beijos, e nem sempre de algum bem material. Deixe que o espírito natalino tome conta de você nessa época e procure espalhar o bem. É o tempo do “acerto de contas”. Planeje o futuro e tome decisões que te trarão felicidades para com os outros. 

Com certeza, passando uma borracha no seu passado, você conseguirá se relacionar melhor com as pessoas ao seu redor, não só agora, mas para o futuro também!

 

Agora, ...

Me conte, se você pudesse pedir um presente para o Papai Noel, o que você pediria?

E o que você espera do novo ano?

Saia da sua zona de conforto e busque conhecer outras culturas, como elas comemoram essa época de natal. Conhecer o mundo a sua volta, faz com que você abra a sua mente, e a aprimore o conhecimento sobre diferentes culturas e religiões.

Sabemos que esse ano não poderemos nos reunir com todas as pessoas que gostaríamos para evitar aglomeração, de estar juntas e abraçar. Não teremos o calor humano de familiares, amigos, namorados. Mas não deixe de desejar feliz ano novo para eles, ligue, faça videochamada e mostre o quanto você os ama. Simples gestos dizem muito.

Aproveito aqui para desejar um Natal repleto de emoções boas e felicidades. Espero que todas as lições aprendidas, você as guarde e as use sempre que preciso. Caso tenha alguma situação que te incomode ou te aflija, faça as pazes, com a situação e consigo mesmo. Abandone o passado, absorva emoções novas e positivas. Permita-se viver essa época. Utilizo desse fim para dizer, acredite que o próximo ano será melhor. :)

[Giovana Maria Santos Eleutério]

Escrito por Giovana Maria Santos Eleutério

Equipe de Relacionamento e Conteúdo

Olá, pessoal! Sou a Giovana, estudante de direito e consultora de marketing na empresa Digital V8. Sou amante de livros e minha principal paixão é a escrita. Meu gênero musical favorito é rock clássico, e nas horas vagas gosto de sair com os amigos e tomar chopp

Caso queiram me encontrar, meu Instagram é @gioeleuterio.

Participe! Comente nossa Publicação