Como organizar seus estudos na quarentena

Nesse ano de 2020 viemos de encontra com uma pandemia, e com ela a quarentena que atingiu o mundo inteiro, onde tivemos que ficar confinados possuindo mais tempo em casa. Infelizmente ela prejudicou muitos de nós, porém nos possibilitou tempo para outras coisas, como por exemplo estudar.
[Como organizar seus estudos na quarentena]

Como organizar seus estudos na quarentena

Nesse ano de 2020 viemos de encontra com uma pandemia, e com ela a quarentena que atingiu o mundo inteiro, onde tivemos que ficar confinados possuindo mais tempo em casa. Infelizmente ela prejudicou muitos de nós, porém nos possibilitou tempo para outras coisas, como por exemplo estudar.

Sabemos que estudar é importante, mas nem sempre temos disposição, e muitas vezes a preguiça acabar tomando conta de nós. Estarei trazendo aqui algumas dicas de como se organizar melhor na quarentena para manter o ritmo dos estudos ativos.

Organize seus horários

Organize seus horários. Saber o que você vai estudar no dia a dia te ajuda, pois você já sabe o que vai estudar e o que precisa estudar.

Faça um planejamento de quantas horas vão estudar por dia, quais são as matérias que você tem prioridades e são as mais importantes, as que você mais precisa estudar. As disciplinas que você tem mais dificuldade, e a que você precisa dar mais atenção. 

Bom, convenhamos que estudar não é fácil, mas se você se planeja, o seu estudo pode ser facilitado. Com uma rotina, seu aprendizado pode se tornar mais fácil e proveitoso, pois seu corpo terá uma tendência a se acostumar, tudo no seu tempo. 

Uma sugestão, comece a estudar algo que você goste primeiro. Exemplo eu, amo matemática! Toda vez que vou ir estudar, sempre começo por matemática e depois vou para outras matérias que menos gosto, como português.

Estabeleça metas a serem cumpridas

Já com um calendário de estudo, seja rigoroso com as matérias e com os horários, não procrastine. Para isso, estabeleça metas a serem cumpridas. E quais metas eu posso ter se estamos em meio a pandemia? Sejamos positivos e racionais, uma hora essa pandemia irá passar, mas nesse momento tente aproveitar aquilo que você tem em mãos e no presente. Vou citar um exemplo hipotético:

"Preciso aprimorar meus conhecimentos em informática visto que agora dependemos dela para praticamente tudo, e com o mundo globalizado, sem a internet você não faz nada. Então o primeiro passo é fazer um curso de informática online (aliás, a nossa plataforma disponibiliza cursos de informática em todos os níveis. Recomendo dar uma olhada, cursos gratuitos e com certificado de qualidade ?). Pense também no que mais você quer aprimorar, pense em cursos que validam certificado, pois com isso você pode incluir no seu currículo. Mas lembrando que estamos falando de metas aqui, pense, “Mas para que eu quero estudar? Para trabalhar. Mas para que trabalhar? Para ganhar dinheiro.” Ahham! Chegamos no ponto. Com dinheiro podemos construir nosso futuro, viajar e ganhar o mundo. E quero conhecer cada cantinho da Europa."

Bom, isso foi um exemplo. Mas sabemos que a vida de todos nós é com um propósito, de fazer A para ganhar Z. Então faça isso, crie metas e corra atrás, porque a sua última meta é a mais importante e é a que te trará mais felicidade!

Escolha um bom local de estudo

Nada melhor que estudar em um local calmo e confortante, porque ninguém merece estudar em um local barulhento! Quando estudamos em um local agradável, nosso aprendizado acaba sendo melhor e mais rico, porque nosso foco é totalmente para os estudos.

Tente estudar em um ambiente que você saiba que não vão estar muitas pessoas, ou muito barulho para que isso não te distraia, como por exemplo o seu quarto. Antes de estudar, arrume aquele lugar para ficar algo mais confortável.

Distrações

Ligado com o ambiente adequado e confortável para os estudos, podemos introduzir as distrações. Cuidado com elas! Qualquer coisa que pode te distrair, principalmente no começo desse processo. 

Quando for começar a estudar saia de perto de tudo que possa ser uma distração, desligue o celular/TV/eletrônicos, pois ele é um dos meios perigosos e que mais tendem a nos distrair, principalmente se formos fáceis de se distrair.

Leve já com você uma garrafinha de água, se alimente antes e bem, relaxe/descanse seu corpo e mente antes de estudar, escute alguma música de seu gosto para que te acalme.

Tire um tempo para si

Por fim, acredito que o mais importante para que você consiga bons resultados e seja uma pessoa produtiva é cuidar primeiramente do seu corpo e mente. O que é mais fundamental do que o psicológico saudável?

Estabeleça uma rotina de autocuidado. Medite, ore, cante, pratique atividades físicas, dance. Tudo aquilo que for te ajudar para se tornar uma pessoa melhor nos estudos é bem-vinda ?.

Alias como eu tinha dito, a Edune Cursos tem ótimos cursos na áreas da informática, dá uma olhadinha lá  https://www.edunecursos.com.br/segmento/informatica

Participe! Comente nossa Publicação