Preparação Para o Mercado De Trabalho

O mercado de trabalho mudou com o passar do tempo. O que antes exigia somente um bom curriculum, com formação acadêmica e com uma instituição prestigiada, hoje é mais do que necessário você possuir algumas habilidades e conhecimentos fora da sua área de estudo.
[Preparação Para o Mercado De Trabalho]

Preparação Para o Mercado De Trabalho

O mercado de trabalho mudou com o passar do tempo. O que antes exigia somente um bom curriculum, com formação acadêmica e com uma instituição prestigiada, hoje é mais do que necessário você possuir algumas habilidades e conhecimentos fora da sua área de estudo. 

Esse tema é para você que está à procura de um trabalho e frequentemente não sai bem nas suas entrevistas de emprego. É para você que se encontra desmotivado, e muitas vezes tem pensado em desistir. 

Venha conosco! Estabelecemos dicas que vão te ajudar a alcançar o sucesso!

 

Quando começar?

Em primeiro vamos abordar sobre quando começar a se preparar para o mercado de trabalho.

A resposta é desde já. Mesmo que o ideal seja começar quando jovem, pode ser que por desventuras da vida, você tenha decidido começar agora e isso não tem o menor problema!

A juventude é a fase que você tem mais tempo para pensar sobre o que você quer para o seu futuro, as atividades que você mais gosta de fazer e o que você quer seguir na sua carreira profissional. Aproveite para realizar cursos de idiomas e de outras áreas, para que mesmo que você não siga em algum dos campos, você expanda seu conhecimento e saiba um pouco de tudo.

 

Como iniciar essa preparação?

Antes de entrar para o mercado de trabalho existirá desafios, medos e inseguranças de como se inserir nele, mas calma, vamos por parte. Esse ponto abordaremos nos próximos tópicos, por agora, iremos falar como começar todo esse trabalho para o mercado de trabalho.

Quando falamos mercado de trabalho ficamos desesperados, parece ser uma palavra assustadora. Essa palavra nos remete a uma grande rede de trabalho, com várias funções e responsabilidades, de fato é uma extrema responsabilidade sim, mas não entenda como algo que você não vai conseguir fazer. 

Sente e escreva em tópicos tudo que você tem em mente e possui como objetivo. Por conseguinte, enumere em ordem as suas prioridades: o que tem que começar a fazer já, o que não tem tanta importância, ...

PREPARAÇÃO PARA O MERCADO DE TRABALHO

Falamos dos seus objetivos, mas é muito importante que você saia da sua zona de conforto e procure a se aprimorar em outras coisas. Invista em qualificações, mantenha-se sempre atualizado (é muito importante saber sobre o que está acontecendo no mundo e o que está sendo inovado, principalmente a tecnologia que hoje em dia está presente em praticamente todas os ramos), aprenda uma nova língua (inglês, espanhol, italiano por exemplo, que possibilita o diferencial na hora da contratação em uma multinacional ou caso vá trabalhar fora do país), e que é de relevância melhore o seu networking (estabelecer uma rede de contatos é essencial, pois ter contato com pessoas da sua área viabiliza a oportunidade de conseguir um bom emprego e aprender com ela, isso é claro se você busca a sua evolução profissional se tornando alguém com muitos itens positivos, como responsável e confiável). 

Algo muito importante de se lembrar é MANTENHA QUALIFICAÇAO PROFISSIONAL SEMPRE ATUALIZADA. Procure sempre participar de palestras, congressos, realizar novos cursos, pós-graduação e quem sabe até outra graduação? Invista em você. O essencial é não parar, pois isso pode te desmotivar o que pode gerar um ciclo vicioso.

 

Concorrência e Desafios

Durante essa jornada surgirá diversas inseguranças, medo, desespero e até vontade de desistir, mas calma. Todos que alcançaram os seus objetivos e sonhos, não desistiram na primeira pedra que encontraram em seus caminhos. 

Não se compare com os outros em momento algum. Todas as pessoas são diferentes, e cada uma possui um potencial diferente e o mais importante, todos têm o seu próprio tempo. Então não se preocupe se aos 20 você não está no emprego dos sonhos, foque no presente e dê o seu melhor naquilo que faz. Aproveite e guarde o dinheiro, se possível, para assim investir no seu futuro. Não é porque aos 21 anos seu amigo já está na faculdade, trabalha e tem uma vida amorosa estável que você precisa estar da mesma forma. Você não é o outro e não possui os mesmos objetivos que o outro.

“Mas e se aparecer desafios?” Você vai superá-los. Todos nós somos seres com capacidade de superar os obstáculos que inevitavelmente vão aparecer nas nossas vidas. Não temos uma blindagem contra os perigos. Eu gosto muito de desafios, porque para resolvê-lo eu vou precisar ir atrás de soluções, vou precisar me movimentar e ao decorrer do caminho eu vou aprender algo novo. Sei que tudo que vale a pena tem um caminho difícil, mas se você desistir nunca saberá como é o final. Veja o desafio como algo que vai lhe trazer aprendizado e não como algo 100% negativo. 

 

Planeje, Foque e Persista.

Em resumo, planeje, foque e persista. O mercado de trabalho está a sua espera!

 

“Você pode encarar um erro como uma besteira a ser esquecida ou como um resultado que aponta uma nova direção”

Steve Jobs

[Giovana Maria Santos Eleutério]

Escrito por Giovana Maria Santos Eleutério

Equipe de Relacionamento e Conteúdo

Olá, pessoal! Sou a Giovana, estudante de direito e consultora de marketing na empresa Digital V8. Sou amante de livros e minha principal paixão é a escrita. Meu gênero musical favorito é rock clássico, e nas horas vagas gosto de sair com os amigos e tomar chopp

Caso queiram me encontrar, meu Instagram é @gioeleuterio.

Participe! Comente nossa Publicação