Como organizar os estudos: ensino médio + preparação para o vestibular

Ansioso(a) para o último ano escolar e tem o vestibular no fim do ano? Eu já passei por isso, e estou aqui para dar dicar a você e que possa estar te ajudando durante o ano de finalização do último ano do ensino médio + a preparação para algum vestibular...
[Como organizar os estudos: ensino médio + preparação para o vestibular]

Como organizar os estudos: ensino médio + preparação para o vestibular

Olá, tudo bem?

Sei que você que chegou até esse artigo, é porque talvez tenha se atraído pelo título. Provavelmente você é um aluno e que se estiver no terceiro ano do ensino médio, você está preocupado com o vestibular para ingressar em alguma faculdade, seja ela pública ou privada.

Eu já passei por isso, e estou aqui para dar dicar a você e que possa estar te ajudando durante o ano de finalização do último ano do ensino médio + a preparação para algum vestibular para alguma universidade.

Durante o meu último ano de ensino médio, estive que ao mesmo tempo desenvolver um TCC, pois estudava em uma das escolas da rede CPS onde era técnico mais o médio, precisei também estudar para as provas escolares (o que adianta passar no vestibular se as notas não me ajudassem terminar o último ano, não é mesmo?) e por fim, também precisei estudar para o vestibular, pois na época queria ingressar em uma faculdade pública.

Então basicamente chegava em casa às 17h, comia e descansava, e à noite dividia o meu tempo entre estudar para o vestibular, e estudar para a escola; e o desenvolvimento do tcc ficava nas horas dentro da escola e dias específicos em casa.

A dica valiosa que dou para você vestibulando e estudante, é ter horas de descanso! Sem elas, a sua mente vai ficar exausta e poderá ocasionar sentimentos de desgaste emocional e físico, tristeza e desespero. E o mais importante é nunca deixar de acreditar no seu potencial!

A segunda dica essencial para sua vida profissional e escolar é: faça um cronograma! Separe os dias que você vai estudar e quais matérias irá estudar. Procure aproveitar todo o seu tempo de estudo não deixando qualquer tipo de eletrônico perto para que possa se distrair.

Procure sites de estudo e cursos gratuitos que ofereçam materiais de estudos e cursos, como por exemplo a Edune, que disponibiliza mais de 200 cursos gratuitos e online. É importante lembrar do YouTube, onde existem diversos canais riquíssimos de conhecimento para você aprimorando o seu conhecimento.

Sobre os métodos de estudo: Desenvolva um método de estudo, seja ele resumo, mapa mental, mnemônica etc. É bom entender como o seu processo de aprendizagem funciona, para te ajudar na hora de estudar.

Dedicação a matérias que você tem dúvida: Dedique-se as matérias que mais você tem dúvida, elas vão requerer mais do seu cérebro na hora da prova, e tentando maior prática e conhecimento no momento, você vai conseguir se dar bem.

E o ponto chave para qualquer estudante é a resolução de questões. Quanto mais você praticar, mais você vai conseguir assimilar e dominar facilmente as técnicas e estratégias dos tipos de questões na hora da prova.

E por fim, tenha foco. O caminho é longo e por vezes será cansativo e custoso, mas nada que é bom vem fácil! ;)

[Giovana Maria Santos Eleutério]

Escrito por Giovana Maria Santos Eleutério

Equipe de Relacionamento e Conteúdo

Olá, pessoal! Sou a Giovana, estudante de direito e consultora de marketing na empresa Digital V8. Sou amante de livros e minha principal paixão é a escrita. Meu gênero musical favorito é rock clássico, e nas horas vagas gosto de sair com os amigos e tomar chopp

Caso queiram me encontrar, meu Instagram é @gioeleuterio.

Participe! Comente nossa Publicação