Curso Gratuito Online Análise de Crédito e Cobrança

Matricule-se no Curso Gratuito Online de Análise de Crédito e Cobrança.
✓ Com Opção de Certificado Válido em Todo Brasil!
Carga Horária
60 horas
Dificuldade do Curso
[Dificuldade do curso] Nivel Básico
Classificação dos Alunos
(0) avaliações

Observação importante: A carga horária informada é composta pela quantidade de horas das videoaulas disponibilizadas e pela quantidade estimada de horas de leitura do conteúdo escrito disponibilizado

[Análise de Crédito e Cobrança]
Fazer Matrícula Grátis

Mais informações sobre o curso:

Conteúdo Programático do Curso
  • Elementos fundamentais na concessão de crédito.
  • Código de defesa do consumidor.
  • Análise de crédito.
  • Parecer de crédito.
  • Planos de cadastro de crédito e cobrança.
  • Manual de cobrança.
  • Negociação com inadimplentes.
  • Causas da inadimplência.

ATENÇÃO: O CERTIFICADO NÃO É GRATUITO

Acreditamos que todo o conhecimento deve ser acessível;

- Aqui você aprende primeiro, e é livre para escolher se quer o certificado ou não.

- Escolhemos dar liberdade aos nossos alunos.

Por isso, você estuda primeiro com os cursos online de Administração da Edune Cursos. Caso goste dos cursos de Análise de Crédito e Cobrança, Administração Financeira  e Gestão de Compras e queira o certificado você pode adquirí-lo pagando apenas R$ 32,90.

Ao solicitar seu certificado, você está não apenas investindo em seu futuro, mas ajudando a Unova Cursos, pois acreditamos que através do conhecimento, você exerce sua liberdade. E queremos construir uma sociedade onde o conhecimento seja acessível a todos.

 Informações Importantes!

Curso Legalizado: Os Certificados são válidos em todo território nacional, cumprindo aos requisitos na maioria das instituições acadêmicas, empresas, mesas de concursos entre outros. A base legal encontra-se na Lei nº 9.394, Decreto Presidencial n° 5.154, de 23 de julho de 2004, Art 1° e 3° e na Resolução do Conselho Nacional de Educação n° 04/99, Art 3°, Inciso II. que tratam da Educação Profissional.

Tipo: Curso Livre 

Metodologia: O curso deverá ser desenvolvido de forma autônoma e exigirá que você estude cada Módulo, a fim de ter conhecimentos sobre os conteúdos do curso:

- O estudo será individualizado;

- O estudo e avaliação são simples, mas exigirão atenção para que possa obter sucesso;

- Os cursos são livres e você terá o tempo que quiser para fazer o estudo da matéria;

- As questões são elaboradas a partir do texto que irá estudar no módulo;

- Todo o processo é online, você fará tudo a partir de um computador com acesso a internet. 

Para ter sucesso no curso você deve seguir os seguintes passos:

- Estudar várias vezes o conteúdo apresentado no curso;
- Anotar algumas observações importantes do conteúdo;
- Realizar a avaliação online apenas quando se sentir preparado.

Certificado:  O certificado de conclusão do curso é válido em todo o Brasil e serve para várias finalidades: 

- Atividades complementares (horas extracurriculares);
- Enriquecer o seu currículo;
- Avaliações de empresas em processos de recrutamento e seleção;
- Avaliações para promoções internas nas empresas;
- Gratificações adicionais conforme plano de carreira;
- Concursos públicos (mediante verificação do edital);
- Provas de títulos (mediante verificação do edital);
- Seleções de mestrado e doutorado e diversas outras necessidades.

Análise de crédito e cobrança

A inadimplência é um problema comum nas empresas, que acabam tendo dificuldade para cobrar clientes com dívida ativa. Mesmo com a análise de crédito feita ao conceder o cartão de crédito ou carnê, não há garantias de que o consumidor realizará o pagamento de suas contas em dia.

Para realizar a cobrança dessa dívida, será necessário contar com profissionais especializados ou contratar uma empresa terceirizada que se responsabilize por esse trabalho. 

Isso não significa realizar ligações ou enviar e-mails e correspondências frequentemente, uma vez que há uma política de cobrança a ser seguida, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor e demais leis pertinentes ao comércio.

Confira o que é preciso saber sobre o tema e comece já o seu curso de qualificação online!

O que é crédito e cobrança?

Você já deve ter em mente um breve significado sobre os termos crédito e cobrança, mas a seguir esmiuçamos melhor.

O que é crédito

Oferecer crédito no segmento financeiro significa realizar um contrato entre credor e consumidor, sendo concedido um valor ao cliente que deve ser pago de acordo com as condições estabelecidas, bem como o prazo, juros, multas por atraso e parcelas, entre outros itens.

Qualquer empresa pode oferecer crédito para pessoa física, permitindo que o cliente tenha maiores chances de realizar compras ou empréstimos em seu negócio, a fim de incentivar o consumo e lucros.

O cliente terá seu poder de compra garantido pelo crédito, mas, se atrasar sua dívida ou não realizar o pagamento da mesma, o setor de cobrança da empresa entrará em contato com o mesmo.

O que é cobrança

Como o próprio termo sugere, cobrança é o ato de realizar uma negociação de dívidas quando existem atrasos ou pendências de pagamento há certo tempo.

Para empresas, a cobrança é um serviço mais delicado e difícil do que a concessão de crédito uma vez que não há garantias de que o cliente realizará o pagamento da compra ou empréstimo. 

Apesar de o cliente ficar com restrições em seu CPF e o “nome sujo” em órgãos de proteção de crédito, como SPC e Serasa, pode acontecer dele demorar anos para quitar os valores pendentes.

Para que a cobrança seja eficaz e tenha um retorno positivo, deve-se entrar em contato da maneira correta, negociar e oferecer opções para quitar a dívida, entre outros passos.

A empresa pode ter profissionais capacitados que fizeram curso de análise de crédito e cobrança, uma equipe responsável somente para essa tarefa ou contratar uma empresa terceirizada.

A cobrança deve ser efetuada, utilizando os seguintes meios:

  • Cobrança preventiva, através de lembretes de pagamento,
  • Carta de cobrança,
  • Ligações telefônicas para o devedor,
  • Cobrança com protesto em cartório,
  • Carta de cobrança com boleto incluso,
  • Carta de cobrança com valores de negociação.

No entanto, é preciso ter cuidado ao aplicar essas estratégias, uma vez que o excesso no contato com o cliente pode resultar em processos para empresa.

Para que serve e quais são os tipos de análise de crédito?

A análise de crédito é uma atividade que está presente em nossas vidas na maior parte do tempo, seja quando desejamos contratar um plano de saúde, fazer a matrícula numa faculdade, realizar empréstimos, solicitar cartão de crédito, financiar veículos, contratar plano de internet e telefone, entre outros.

Por diversas vezes a análise do perfil do consumidor é realizada, sendo o serviço muito amplo e dividido em duas categorias: para pessoa física ou pessoa jurídica. Confira como funciona cada uma delas.

Análise de crédito pessoa física

A análise de crédito pessoa física é realizada através da consulta do número de CPF – Cadastro de Pessoa Física, a fim de conferir se o cliente terá condições de realizar o pagamento do crédito solicitado.

Para solicitar o crédito, o cliente deve comprovar uma renda mínima e situação regular junto aos órgãos de cobrança, como acontece com o SPC e o Serasa. A análise de crédito avalia a relação do cliente com o mercado.

Ao verificar se há dívidas com outras instituições, cadastro de dados e comprovação de renda, entre outros dados, caso o resultado seja positivo, a empresa concede o crédito com o limite que corresponde a 30% do valor da renda mensal. Assim, não compromete o pagamento de dívidas no futuro e renda completa do cliente.

Análise de crédito pessoa jurídica

Quem possui cadastro como microempreendedor Individual (MEI) ou microempresa (ME), também passa por análise antes de ter o crédito concedido, para certificar que a pessoa jurídica possui condições de realizar o pagamento solicitado e possui um perfil de crédito positivo.

No entanto, na análise de crédito de pessoa jurídica são avaliados: receita mensal (lucro líquido), o perfil de crédito da empresa (Score), a situação cadastral do CNPJ (histórico de falência, pendências e restrição) e relacionamento com o mercado, entre outros dados.

Como fazer uma cobrança eficiente?

Muitas empresas cometem o erro de realizar a cobrança de forma inadequada, utilizando tons que podem “ofender” ou incomodar os clientes. Mesmo que o cliente esteja em situação irregular e de pendências, é preciso ser cauteloso e tratá-lo com a mesma cordialidade de quando concedeu o crédito.

As cobranças jamais devem ser realizadas impondo condições, mas devem soar como um aviso. Até porque muitas vezes o devedor tinha intenção de pagar o que deve, mas perdeu o emprego e não tinha uma reserva, têm despesas essenciais como o pagamento de aluguel que não podia ser adiado, entre outros motivos, e está esperando melhores condições para quitar sua dívida com a empresa.

O assunto é delicado, pois, deve-se realizar a abordagem correta, caso contrário pode não receber o valor e ainda ser processado. O Curso de Análise de Crédito e Cobrança ensina a melhor abordagem e métodos de negociação com o cliente ou empresas especializadas, que podem ser contratadas para se responsabilizar pela tarefa.

Lembretes de pagamento

Os lembretes de pagamento podem ser enviados por e-mail ou SMS. No entanto, não devem ser realizados com muita frequência e de forma excessiva, já que a empresa pode ser processada por isso.

Discurso cauteloso

A falta de preparo e profissionalismo no discurso de colaboradores da empresa é uma falta de respeito com o cliente. Existe uma abordagem específica para essa situação, por isso o treinamento da equipe ou contratação de uma empresa especializada em cobrança é essencial.

Diferentes abordagens de cobrança

Há diferentes abordagens que podem ser utilizadas para realizar a cobrança de dívidas. Porém, existem práticas e diretrizes que devem ser seguidas para não incomodar o cliente, tornar a situação constrangedora e sem profissionalismo. 

Quem faz a gestão de crédito e cobrança?

A gestão de crédito e cobrança pode ser realizada tanto por empresas do segmento quanto por funcionários qualificados para este fim. Em pequenas e médias empresas, uma equipe de funcionários que passou pelo curso de crédito e cobrança pode ser suficiente.

Há espaço no mercado, com diversas oportunidades de emprego, uma vez que o profissional qualificado em análise de crédito e cobrança se mostra essencial em qualquer empresa.

Quanto ganha um profissional de análise de crédito e cobrança?

O valor do salário de um profissional de análise de crédito e cobrança varia de acordo com a empresa e nível de experiência. A média salarial, de acordo com sites de classificados de emprego, é R$ 1.838,83. 

No entanto, o salário pode variar entre R$ 1.407 a R$ 4.555. Um encarregado de crédito e cobrança, por exemplo, recebe o valor inicial de R$ 2.014, com jornada de trabalho de 44 horas semanais.

O que aborda um curso de crédito e cobrança?

O Curso de Crédito e Cobrança tem o objetivo de transmitir conhecimentos sobre análise de crédito e principais métodos de cobranças utilizados em pequenas e médias empresas, técnicas para monitorar pagamento e crédito, entre outros asuntos.

Na formação, você terá contato com os seguintes temas:

  • Análise
  • Cadastro de clientes pessoas físicas e jurídicas;
  • Avaliação de documentos e importância de atualização cadastral;
  • Análise dos 5 C de crédito e método Credit Scoring;
  • Análise do método Kanitz, além de outros.
  • Cobrança;
  • Tipos de cobrança e métodos aplicados;
  • Como realizar a cobrança de acordo com a legislação;
  • Régua de cobrança;
  • Descontos, negociação, multa e juros por atraso;
  • Título de crédito e boletos bancários, entre outros.

Quanto custa um curso de crédito e cobrança?

O valor do curso de crédito e cobrança varia de acordo com a instituição de ensino e o formato presencial ou online. Em média, custa a partir de R$ 1.400.

Na Unova Cursos, ele é oferecido de forma online e gratuita, sendo cobrado apenas uma taxa, caso solicite o certificado digital. 

Por que fazer um curso de crédito e cobrança?

Fazer um curso de crédito e cobrança possui muitos benefícios, tanto para quem deseja ingressar no mercado de trabalho no segmento financeiro e administrativo quanto para quem está matriculado em universidades da área, bem como administração e economia, entre outras

As principais razões para fazer um curso de crédito e cobrança são:

  • Enriquecer o currículo para o mercado de trabalho;
  • Aumentar as chances de passar em processos seletivos;
  • Conquistar uma promoção na empresa;
  • Complementar horas curriculares em estágios profissionais;
  • Receber gratificações da empresa devido às políticas de crescimento de carreira;
  • Realizar concurso público nas áreas de administração, financeira e econômica, de acordo com as exigências do edital, entre outros.

Está esperando o que para se matricular e fazer o curso de crédito e cobrança grátis na Edune Cursos? Aproveite esta grande oportunidade de desenvolvimento!

Fazer Matrícula Grátis

Informações Importantes sobre nossa instituição

Conheça nosso Certificado.

Ao terminar o curso você poderá gerar seu certificado digital. E assim poder comprovar que está qualificado e atualizado para o mercado de trabalho!

O CERTIFICADO DIGITAL NÃO É GRATUITO: O Curso Gratuito lhe dá direito de acesso as videoaulas, apostilas e avaliação do Curso, se desejar emitir o Certificado Digital deve-se efetuar o pagamento da taxa de emissão do Certificado Digital.

TAXA DE EMISSÃO: A emissão do certificado digital é opcional e fica condicionada ao pagamento da Taxa de Emissão de Certificado no valor de R$ 32,90 (trinta e dois reais e noventa centavos).

IMPORTÂNCIA DO CERTIFICADO: É a melhor maneira de comprovar a sua qualificação profissional e investir em sua carreira

BASE LEGAL DO CERTIFICADO: Todos os certificados emitidos pelo Instituto Nacional de Ensino a Distância seguem a base legal da Lei nº 9394/96, do Decreto Presidencial n° 5.154, de 23 de julho de 2004, Art. 1° e 3° e as normas do Ministério da Educação (MEC) pela Resolução CNE n° 04/99, Art. 11, referente a educação continuada do trabalhador.

Um certificado do segmento reconhecido e válido em todo o Brasil!

IMPORTANTE
O Certificado Digital NÃO é enviado para sua residência, este ficará disponível em seu ambiente virtual para download e impressão. Caso queira receber o certificado impresso em sua casa além da taxa de emissão do certificado é cobrado uma taxa de envio(frete) no valor de R$25,00.

Não deixe seu futuro para depois .

Matricule-se gratuitamente e comece a estudar hoje mesmo! 😃

Gratuito

Fazer matrícula
  • Carga horária: 60 horas
  • Certificados Válidos em todo Brasil
  • Estude Quando e onde Quiser
  • Preço Acessível
  • Plataforma moderna e intuitiva
  • Cursos Atualizados

Segmentos Competente

Perguntas frequentes

Todos os nossos cursos possuem matrícula grátis, no qual você pode acessar por tempo indeterminado, assistir as video aulas, baixar a(s) apostila(s) e fazer a avaliação online.

Caso deseje emitir o Certificado Digital é cobrado uma taxa de R$ 32,90. (O certificado Digital não é enviado para sua residência, este ficará disponível em seu ambiente virtual para download e impressão)

A emissão do certificado digital é opcional e o aluno pode se inscrever em quantos cursos desejar, estudar à vontade, mesmo não tendo interesse em solicitar o certificado de todos ou de nenhum. Não haverá o bloqueio ou restrição de acesso aos alunos que não solicitarem o certificado.

Caso o aluno deseje receber o certificado impresso em sua residência além da taxa de emissão do certificado é cobrado uma taxa de envio no valor de R$25,00 (frete), taxa unica de envio para todo Brasil e contempla o envio de até 4 certificados. 

CLIQUE AQUIpara ver um vídeo de como efetuar a matrícula em um Curso Gratuito

Você poderá se matricular em quantos cursos desejar.

Após matrícula você terá direito de acessar o curso por tempo indeterminado. Você terá acesso total ao curso e poderá baixar os slides e apostilas do curso sempre que precisar! Já os vídeos não é possível baixá-los.

Não há tempo mínimo para finalizar o curso.

Se você já possuir conhecimento do conteúdo apresentado no Curso, você poderá fazer a avaliação online e , em caso de aprovação você estará apto a adquirir ou emitir o certificado digital.

A Edune Cursos não é credenciada junto ao MEC.

Os cursos são todos regulares e válidos conforme normas do MEC, porém Cursos Livres não são cadastrados pelo MEC.

Para o MEC é válido somente Cursos de Graduação, Pós Graduação e Técnicos / Profissionalizantes.

Orientamos que sempre LEIA O EDITAL e verifique se são aceitos CURSOS LIVRES DE APERFEIÇOAMENTO.

Deve-se também consultar os regulamentos próprios da instituição ou entrevista para assegurar-se de que nossos certificados serão aceitos.

Cada instituição possui suas próprias regras e não é possível que o Instituto se responsabilize por isto.

O Certificado Não é GRATUITO.

Caso deseje emitir o Certificado Digital é cobrado uma taxa de R$ 32,90. (O certificado Digital não é enviado para sua residência, este ficará disponível em seu ambiente virtual para download e impressão)

Lembrando que a emissão do certificado digital é opcional e o aluno pode se inscrever em quantos cursos desejar, estudar à vontade, mesmo não tendo interesse em solicitar o certificado de todos ou de nenhum. Não haverá o bloqueio ou restrição de acesso aos alunos que não solicitarem o certificado.

O Certificado de Conclusão do Curso é válido em todo o Brasil e serve para várias finalidades:

- Extensão universitária (Completar horas extracurriculares);
- Participar de Progressão Funcional;
- Enriquecer o seu currículo;
- Avaliações de empresas em processos de recrutamento e seleção;
- Avaliações para promoções internas nas empresas;
- Gratificações adicionais conforme plano de carreira;
- Concursos públicos (mediante verificação do edital);
- Provas de títulos (mediante verificação do edital);
- Seleções de mestrado e doutorado;
- E diversas outras necessidades.

IMPORTANTE:
Para fins específicos de certificação, deve-se consultar os regulamentos próprios da instituição, concurso ou entrevista para assegurar-se de que nossos certificados serão aceitos.

Cada instituição possui suas próprias regras e não é possível que o Instituto se responsabilize por isto.

Sim, você pode utilizar o certificado para completar horas extracurriculares na Faculdade, preencher exigências em Concursos Públicos, participar de Progressão Funcional, Provas de Título, ou até mesmo para subir de cargo na sua empresa...

IMPORTANTE:
Para fins específicos de certificação, deve-se consultar os regulamentos próprios da instituição, concurso ou entrevista para assegurar-se de que nossos certificados serão aceitos.

Cada instituição possui suas próprias regras e não é possível que o Instituto se responsabilize por isto.

Para emissão do certificado você deverá:

1 – Ser Aprovado na Avaliação Online;

2 – Efetuar o Pagamento da Taxa de emissão do Certificado Digital.

O Valor da Taxa para a emissão do Certificado Digital é de R$ 32,90. (O certificado Digital não é enviado para sua residência, este ficará disponível em seu ambiente virtual para download e impressão)

Lembrando que a emissão do certificado digital é opcional e o aluno pode se inscrever em quantos cursos desejar, estudar à vontade, mesmo não tendo interesse em solicitar o certificado de todos ou de nenhum.

Não haverá bloqueio ou restrição de acesso aos alunos que não solicitarem o certificado.

O tempo liberação do certificado digital vai depender do método de pagamento escolhido.

a) Boleto – é liberado em até 3 dias úteis após o pagamento;

b) Cartão de Crédito – a liberação geralmente é imediata (este prazo pode se estender na ocorrência de problemas de sistema, grande fluxo de transações ou ainda em eventualidades como feriados, entre outras situações atípicas);

Assim que houver a aprovação do pagamento da taxa para emissão do certificado digital, este ficará disponível Área do Aluno para Download e Impressão.

Por se tratar de um Certificado Digital o Instituto NÃO envia o certificado pelos correios.

Assim que houver a aprovação do pagamento da taxa para emissão do certificado digital, este ficará liberado no Portal do Aluno para Download e Impressão.

Caso o aluno deseje receber o certificado impresso sua residência deverá selecionar a opção no momento do pagamento, o envio possui uma taxa única (frete) de R$ 25,00 com o envio para todo Brasil e contempla o envio de até 4 certificados

NÃO, os nossos cursos são de nível básico (livres), servem apenas para atualização/qualificação. O CREA, CRC, CRM, CRO e demais órgãos de conselho são de nível superior ou técnico.

Nossos cursos online grátis em NR’s (normas regulamentadoras) não oferecem a carteirinha assinada por um engenheiro responsável e os certificados não são assinados por Engenheiros ou qualquer outro profissional relacionado à área do curso.

Fazer um curso livre torna você um profissional mais completo e dá o primeiro passo em busca de uma nova vaga e uma nova formação. Depois de estudar o básico dos principais assuntos conosco gratuitamente, ou adquirir o seu certificado pago, você poderá buscar os cursos mais avançados nas instituições oficiais e aí conquistar também a sua carteirinha na área desejada.