Curso de Secretariado Escolar Online e Gratuito

Você deseja aprimorar os conhecimentos para se tornar um secretário de escola de excelência? Faça a sua matrícula agora mesmo e comece a estudar já!

Carga Horária
60 horas
Dificuldade do Curso
[Dificuldade do curso] Nivel Básico
Classificação dos Alunos
(35) avaliações

Observação importante: A carga horária informada é composta pela quantidade de horas das videoaulas disponibilizadas e pela quantidade estimada de horas de leitura do conteúdo escrito disponibilizado

[Secretariado Escolar]
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Mais informações sobre o curso:

Conteúdo Programático do Curso
  • A Secretaria Escolar no Contexto Organizacional
  • Os Serviços da Secretaria Escolar
  • A Profissão e as Atribuições do Secretário Escolar
  • O Perfil do Secretário Escolar
  • Arquitetura e Infraestrutura de uma Secretaria Escolar
  • Atividades e Procedimentos do Secretário Escolar
  • Técnicas de Atendimento em Secretaria Escolar
  • Relação da Secretaria Escolar com a Diretoria
  • Documentação Escolar e a Fé de Ofício
  • Técnicas e Ferramentas de Arquivismo
  • Escrita Documental de Documentos Escolares Oficiais
  • Secretaria Escolar Digital
  • Técnicas e formas de acesso à legislação educacional
  • Procedimentos legais exigidos pelos órgãos reguladores
  • Documentos e procedimentos oficiais para o ensino superior
  • Documentos e procedimentos oficiais na educação básica

Neste curso, o aluno irá aprender quais as práticas desenvolvidas pelo secretário e o funcionamento de uma administração escolar, assim como qual o perfil de um secretário, qual seu papel dentro da escola e quais são seus deveres.

 

O que é secretariado escolar?

O setor de uma escola que cuida dos serviços de secretaria (matrículas, boletins, documentos e arquivos escolares, atendimento à comunidade escolar, serviços administrativos em geral etc.) é o Secretariado Escolar e o responsável pelo setor é chamado de secretário escolar. 

 

Quais características um secretário escolar deve ter?

Por ter uma rotina bem agitada e intensa, a secretaria escolar precisa de um profissional atento em suas atividades. Iniciativa, educação, bom senso, organização e, acima de tudo, ética profissional, são algumas das características que o secretário escolar deve ter para bom funcionamento de sua função.

 

O que faz um secretário de escola?

Algumas das principais atribuições de um secretário escolar são:

  • transmitir recados;
  • preparar sala/local;
  • elaborar documentação escolar;
  • cancelar compromissos;
  • dar suporte em reuniões;
  • estabelecer atribuições da equipe;
  • dar suporte durante o evento;
  • secretariar reuniões;
  • encaminhar pessoas;
  • atualizar arquivos;
  • escolher cardápio;
  • cobrar relatórios;
  • administrar arquivos;
  • recepcionar pessoas;
  • divulgar informações;
  • programar as atividades da equipe;
  • demonstrar dinamismo;
  • elaborar ficha de avaliação;
  • controlar cronogramas;
  • registrar correspondência;
  • prestar atendimento especial a autoridades e clientes diferenciados;
  • preparar apresentações;
  • encaminhar documentos;
  • monitorar o trabalho da equipe;
  • triar correspondência;
  • formatar documentos;
  • elaborar prestação de contas;
  • pesquisar local e mais.
     

Quais são as funções no exercício da profissão de um secretário escolar?

Algumas das funções de um secretário de escola são:

  • supervisionar equipes de trabalho;
  • organizar eventos e viagens;
  • controlar correspondência física e eletrônica;
  • elaborar documentos;
  • gerir suprimentos;
  • arquivar documentos físicos e eletrônicos;
  • gerenciar informações;
  • atender pessoas (cliente externo e interno);
  • demonstrar competências pessoais;
  • assessorar executivo(s) / Área(s).

 

Qual o salário de um secretário escolar?

De acordo com o Site Salário, um Secretário Escolar (tecnólogo) ganha em média R$ 1.877,98 no mercado de trabalho brasileiro para uma jornada de trabalho de 42 horas semanais.

A faixa salarial do Secretário Escolar (tecnólogo) fica entre R$ 1.528,29 salário mediana e o teto salarial de R$ 3.767,68, sendo que R$ 1.714,01 é a média do piso salarial 2021 de acordos coletivos levando em conta profissionais em regime CLT de todo o Brasil.

 

Práticas de secretariado 

A secretaria escolar é de suma importância para o bom funcionamento da escola, cabendo-lhe a organização e preservação de toda a documentação. É cheia de demandas e atribuições e um sistema de gestão escolar é uma ferramenta imprescindível para dar conta de todo esse fluxo. Sua ampla função a colocar em relação direta com diferentes áreas de atuação da unidade educativa, exigindo interação com todos os envolvidos no trabalho escolar, pois seus objetivos são atingidos através do trabalho coletivo.

 

 

Curso de Secretariado Escolar na Edune Cursos

A plataforma Edune Cursos disponibiliza o curso de Secretariado Escolar totalmente gratuito e com opção de certificado válido para todo o Brasil. Faça a sua matrícula agora mesmo!

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Conheça nosso certificado do curso de Secretariado Escolar.

Ao terminar o curso você poderá gerar seu certificado digital. E assim poder comprovar que está qualificado e atualizado para o mercado de trabalho!

[ Frente do Certificado ] [ Verso do Certificado ]

O CERTIFICADO DIGITAL de Secretariado Escolar NÃO É GRATUITO: O Curso Gratuito lhe dá direito de acesso as videoaulas, apostilas e avaliação do Curso, se desejar emitir o Certificado Digital deve-se efetuar o pagamento da taxa de emissão do Certificado Digital.

TAXA DE EMISSÃO do Curso de Secretariado Escolar: A emissão do certificado digital é opcional e fica condicionada ao pagamento da Taxa de Emissão de Certificado no valor de R$ 47,90 (quarenta e sete reais e noventa centavos).

IMPORTÂNCIA DO CERTIFICADO de Secretariado Escolar: É a melhor maneira de comprovar a sua qualificação profissional e investir em sua carreira

BASE LEGAL DO CERTIFICADO de Secretariado Escolar: Todos os certificados emitidos pelo Instituto Nacional de Ensino a Distância seguem a base legal da Lei nº 9394/96, do Decreto Presidencial n° 5.154, de 23 de julho de 2004, Art. 1° e 3° e as normas do Ministério da Educação (MEC) pela Resolução CNE n° 04/99, Art. 11, referente a educação continuada do trabalhador.

Um certificado do segmento reconhecido e válido em todo o Brasil!

IMPORTANTE
O Certificado Digital de Secretariado Escolar NÃO é enviado para sua residência, este ficará disponível em seu ambiente virtual para download e impressão. Caso queira receber o certificado impresso em sua casa além da taxa de emissão do certificado é cobrado uma taxa de envio(frete) no valor de R$35,00.

Não deixe seu futuro para depois .

Matricule-se gratuitamente e comece a estudar hoje mesmo! 😃

Gratuito

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  • Carga horária: 60 horas
  • Certificados Válidos em todo Brasil
  • Estude Quando e onde Quiser
  • Preço Acessível
  • Plataforma moderna e intuitiva
  • Cursos Atualizados
  • O certificado é opcional e está sujeito a uma pequena taxa de emissão.

Segmentos Competente

Veja os comentários de nossos alunos sobre o curso de Secretariado Escolar

Perguntas frequentes

Todos os nossos cursos possuem matrícula grátis, no qual você pode acessar por tempo indeterminado, assistir as video aulas, baixar a(s) apostila(s) e fazer a avaliação online.

Caso deseje emitir o Certificado Digital é cobrado uma taxa de R$ 47,90. (O certificado Digital não é enviado para sua residência, este ficará disponível em seu ambiente virtual para download e impressão)

A Edune Cursos é uma empresa privada, por isso, precisamos desses recursos para manter o site no ar, equipe, cursos atualizados, professores, novos cursos, entre outros.

Caso o aluno deseje receber o certificado impresso em sua residência além da taxa de emissão do certificado é cobrado uma taxa de envio no valor de R$35,00 (frete), taxa unica de envio para todo Brasil e contempla o envio de até 4 certificados (NO MESMO CARRINHO). 

A emissão do certificado digital é opcional e o aluno pode se inscrever em quantos cursos desejar, estudar à vontade, mesmo não tendo interesse em solicitar o certificado de todos ou de nenhum. Não haverá o bloqueio ou restrição de acesso aos alunos que não solicitarem o certificado.

 

CLIQUE AQUIpara ver um vídeo de como efetuar a matrícula em um Curso Gratuito ou baixe o PDF abaixo:

Baixar - 1-como-fazer-a-matricula-no-curso-gratuito-pdf-6c7c6f5d-1647610042

Você poderá se matricular em quantos cursos desejar.

Após matrícula você terá direito de acessar o curso por tempo indeterminado. Você terá acesso total ao curso e poderá baixar os slides e apostilas do curso sempre que precisar! Já os vídeos não é possível baixá-los.

Cada curso possui uma carga horária diferente. Não há tempo mínimo ou máximo para finalizar o curso.

Se você já possuir conhecimento do conteúdo apresentado no Curso, você poderá marcar as aulas como concluidas, fazer a avaliação online e , em caso de aprovação você estará apto a adquirir ou emitir o certificado digital.

Nós organizamos a plataforma para o aluno se desenvolver de acordo com o seu ritmo. Você pode assistir de acordo com o seu tempo disponível

A Edune Cursos não é credenciada junto ao MEC.

Os cursos são todos regulares e válidos conforme normas do MEC, porém Cursos Livres não são cadastrados pelo MEC.

Para o MEC é válido somente Cursos de Graduação, Pós Graduação e Técnicos / Profissionalizantes.

Orientamos que sempre LEIA O EDITAL e verifique se são aceitos CURSOS LIVRES DE APERFEIÇOAMENTO.

Deve-se também consultar os regulamentos próprios da instituição ou entrevista para assegurar-se de que nossos certificados serão aceitos.

Cada instituição possui suas próprias regras e não é possível que o Instituto se responsabilize por isto.

O Certificado Não é GRATUITO.

O curso é gratuito. Caso deseje emitir o Certificado Digital é cobrado uma taxa de R$ 47,90. (O certificado Digital não é enviado para sua residência, este ficará disponível em seu ambiente virtual para download e impressão)

A Edune Cursos é uma empresa privada, por isso, precisamos desses recursos para manter o site no ar, equipe, cursos atualizados, professores, novos cursos, entre outros.

Lembrando que a emissão do certificado digital é opcional e o aluno pode se inscrever em quantos cursos desejar, estudar à vontade, mesmo não tendo interesse em solicitar o certificado de todos ou de nenhum. Não haverá o bloqueio ou restrição de acesso aos alunos que não solicitarem o certificado.

O Certificado de Conclusão do Curso é válido em todo o Brasil e serve para várias finalidades:

- Extensão universitária (Completar horas extracurriculares);
- Participar de Progressão Funcional;
- Enriquecer o seu currículo;
- Avaliações de empresas em processos de recrutamento e seleção;
- Avaliações para promoções internas nas empresas;
- Gratificações adicionais conforme plano de carreira;
- Concursos públicos (mediante verificação do edital);
- Provas de títulos (mediante verificação do edital);
- Seleções de mestrado e doutorado;
- E diversas outras necessidades.

IMPORTANTE:
Para fins específicos de certificação, deve-se consultar os regulamentos próprios da instituição, concurso ou entrevista para assegurar-se de que nossos certificados serão aceitos.

Cada instituição possui suas próprias regras e não é possível que o Instituto se responsabilize por isto.

Sim, você pode utilizar o certificado para completar horas extracurriculares na Faculdade, preencher exigências em Concursos Públicos, participar de Progressão Funcional, Provas de Título, ou até mesmo para subir de cargo na sua empresa...

IMPORTANTE:
Para fins específicos de certificação, deve-se consultar os regulamentos próprios da instituição, concurso ou entrevista para assegurar-se de que nossos certificados serão aceitos.

Cada instituição possui suas próprias regras e não é possível que o Instituto se responsabilize por isto.

Para emissão do certificado você deverá:

1 – Marcar pelo menos 70% do curso como aula concluída

2 - Ser Aprovado na Avaliação Online;

2 – Efetuar o Pagamento da Taxa de emissão do Certificado Digital.

O Valor da Taxa para a emissão do Certificado Digital é de R$ 47,90. (O certificado Digital não é enviado para sua residência, este ficará disponível em seu ambiente virtual para download e impressão)

Lembrando que a emissão do certificado digital é opcional e o aluno pode se inscrever em quantos cursos desejar, estudar à vontade, mesmo não tendo interesse em solicitar o certificado de todos ou de nenhum.

Não haverá bloqueio ou restrição de acesso aos alunos que não solicitarem o certificado.

O tempo liberação do certificado digital vai depender do método de pagamento escolhido.

a) Boleto – é liberado em até 2 dias úteis após o pagamento;

b) Cartão de Crédito – a liberação geralmente é imediata (este prazo pode se estender na ocorrência de problemas de sistema, grande fluxo de transações ou ainda em eventualidades como feriados, entre outras situações atípicas);

c) Pix - a liberação geralmente é imediata

Assim que houver a aprovação do pagamento da taxa para emissão do certificado digital, este ficará disponível Área do Aluno para Download e Impressão.

Por se tratar de um Certificado Digital o Instituto NÃO envia o certificado pelos correios.

Assim que houver a aprovação do pagamento da taxa para emissão do certificado digital, este ficará liberado no Portal do Aluno para Download e Impressão.

Caso o aluno deseje receber o certificado impresso sua residência deverá selecionar a opção no momento do pagamento, o envio possui uma taxa única (frete) de R$ 35,00 com o envio para todo Brasil e contempla o envio de até 4 certificados (NO MESMO CARRINHO). O certificado é enviado via Correios.

NÃO, os nossos cursos são de nível básico (livres), servem para atualização/qualificação. O CREA, CRC, CRM, CRO e demais órgãos de conselho são de nível superior ou técnico.

Mas isso não significa que não tenha vantagens. Os cursos livres oferecem uma oportunidade acessível e rápida de aprendizado em diversas áreas. Com o certificado de curso livre, você pode demonstrar interesse e conhecimento na área, o que pode ser um diferencial em processos seletivos e entrevistas de emprego. Além disso, pode ser uma ótima maneira de se atualizar e aprimorar suas habilidades, preparando-se para futuras oportunidades na área. 

Os certificados emitidos pela Edune também contam com a assinatura de um Engenheiro de Segurança do Trabalho. Os certificados dos curso de NR 10 e NR SEP possuem a assinatura de um Engenheiro eletricista.

O presente curso NÃO DISPENSA as atividades práticas quando assim exigidas pela respectiva Norma Regulamentadora.

A capacitação dos nossos cursos é APENAS TEÓRICA, com o objetivo específico e focado no estudo da Norma Reguladora em sua totalidade nos termos do Anexo II da NR 1, sem a aplicação de atividade prática profissional.

Portanto, fique atento! A aceitação do certificado dos nossos cursos depende da avaliação de cada entidade, não cabendo à EDUNE CURSOS qualquer responsabilidade sobre a aceitação do certificado pela entidade avaliadora.

O certificado fica com o nome que o aluno coloca em seu cadastro, para fazer a correção do nome, basta acessar a área do aluno, clicar na aba “meus dados” e realizar a alteração do nome.

Após corrigir, é só fazer o download do certificado novamente (espere alguns minutos e atualize a página que será corrigido).

Depois que estiver matriculado em um curso é só acessar o seu ambiente de estudo através do site https://www.edunecursos.com.br/ e clicar no botão “Área do Aluno” no canto superior direito da tela de seu computador.

Clicando neste botão você terá acesso a todos os cursos que esteja matriculado, basta inserir o e-mail de cadastro e senha para fazer login.

A Edune Cursos é uma empresa séria e confiável, com bastante credibilidade no mercado.

Possuímos CNPJ que pode ser encontrado no rodapé do nosso site “CNPJ 40.151.836/0001-01” e somos associados pela ABED (Associação Brasileira de Educação a Distância). Os cursos são inclusive divulgados no site da ABED (www.abed.org.br). 

Além disso, possuímos uma plataforma moderna e totalmente segura. Já possuímos diversos alunos e centenas de certificados emitidos.

Para fazer a avaliação você precisa ter realizado a matrícula no curso desejado e marcado pelo menos 70% das aulas como concluídas.

Depois é só acessar as aulas e clicar no último item do curso "Realizar Avaliação".

É necessário obter uma nota igual ou superior a 6 na avaliação. Caso não seja aprovado, você poderá realizar novamente quantas vezes forem necessárias até que ocorra a aprovação.

 

Para solicitar o certificado você deverá realizar a matrícula no curso desejado, marcar pelo menos 70% das aulas como concluídas e realizar a avaliação.

Quando desejar solicitar o certificado é só acessar o site e clicar no botão *“Área do aluno”* no canto superior direito da tela de seu computador. 

Após fazer login, você terá acesso a todos os cursos em que esteja matriculado, assim basta clicar em *Adquirir Certificado*, fechar o pedido e escolher um método de pagamento *(boleto, cartão de crédito ou pix)*

Assim que houver a aprovação do pagamento da taxa para emissão do certificado digital, este ficará liberado na Área do Aluno para Download e Impressão.

Assim que houver a aprovação do pagamento da taxa para emissão do certificado digital, este ficará liberado na Área do Aluno para Download e Impressão (não é enviado via e-mail).

Sempre que desejar fazer o download do seu certificado, você poderá acessar o seu Ambiente de Estudo através do site e clicar no botão “Área do aluno” no canto superior direito da tela de seu computador. 

Após clicar neste botão, você terá acesso a todos os cursos em que esteja matriculado, assim basta clicar em Download do certificado.

Lembrando que o tempo liberação do certificado digital vai depender do método de pagamento escolhido.

a) Boleto – é liberado em até 2 dias úteis após o pagamento;

b) Cartão de Crédito – a liberação geralmente é imediata (este prazo pode se estender na ocorrência de problemas de sistema, grande fluxo de transações ou ainda em eventualidades como feriados, entre outras situações atípicas);

c) Pix - a liberação geralmente é imediata

Não há idade mínima para iniciar um curso livre.

Sempre que precisar gerar a Declaração de Matrícula do curso cadastrado, basta acessar o site e, na ÁREA DO ALUNO, inserir seu e-mail e senha. 

Em seguida, clicar em ACESSAR AULAS e, após, na parte superior da tela, clicar em DECLARAÇÃO DE MATRÍCULA ou no ícone representado por um caderno e uma caneta
Veja o passo a passo no PDF abaixo:

Baixar - como-emitir-declaracao-de-matricula-pdf